Informativo Mundial
A Comunhão Anglicana existe em cada Continente, e é uma fraternidade – dentro da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica – de igrejas em comunhão umas com as outras e com a Sé de Cantuária. Esse relacionamento é baseado em uma história em comum derivada da Igreja da Inglaterra, uma tradição em comum de doutrina, disciplina e culto, e uma mútua responsabilidade e interdependência em sua missão. É uma parceria livremente escolhida com ênfase na autonomia e na independência. O Arcebispo de Cantuária, honrado como “primeiro entre iguais”, é um símbolo de unidade e freqüentemente serve como nosso porta-voz em assuntos ecumênicos e internacionais. Outros símbolos de unidade são: o Livro de Oração Comum (LOC) – em muitas diferentes versões e traduções – e a Conferência de Lambeth, que reúne conjuntamente todos os bispos diocesanos para consulta uma vez em cada década. A cultura e a língua inglesa, no passado um importante vínculo de unidade, são agora menos significativos à medida que a Comunhão cresce rapidamente na África, Ásia e em outras regiões que não falam o inglês.
Uma Diocese é uma agregação de Paróquias e Missões, como congregações, sob o cuidado administrativo e pastoral de um bispo. Na tradição anglicana uma “igreja local” consiste de todos que compartilham a liderança de um mesmo bispo. Um alvo da missão anglicana é estabelecer uma igreja independente em cada país onde os anglicanos se encontrem em número suficiente para que isso seja possível.
Províncias: Há muitas Províncias na Comunhão Anglicana, cada uma representando uma igreja nacional ou uma área incorporando um número de Dioceses. Elas estão normalmente sob a direção de um Arcebispo ou Bispo Presidente que serve como o Primaz. Há dois tipos de Províncias:
1) Uma igreja autônoma na Comunhão Anglicana, como a Província da Melanésia;
2) Um agrupamento regional de Dioceses dentro de uma grande igreja nacional. São Províncias eclesiásticas internas, como encontradas, por exemplo, na Inglaterra, Canadá ou nos Estados Unidos.
Lambeth – À medida que a Igreja Anglicana se expandia durante o século XIX, sentiu-se a necessidade de que todos os bispos diocesanos se encontrassem de tempos em tempos, para coordenar planejamento, fortalecer os laços de unidade, e se consultarem a respeito de tópicos importantes. A primeira Conferência de Lambeth teve lugar em 1867, no Palácio de Lambeth, a residência do Arcebispo de Cantuária. Conferências são realizadas a cada 10 (dez) anos. 1998 foi um ano de Conferência.
Conselho Consultivo Anglicano (ACC) – Com uma equipe permanente liderada por um Secretário Geral, se reúnem uma vez a cada 02 (dois) anos – ou 03 (três) –, e consiste de um, dois ou três membros selecionados por cada Província membro. Inclui bispos, sacerdotes e leigos, homens e mulheres, que sabem o que a Igreja tem a lidar com sua própria parte do mundo. O Arcebispo de Cantuária é o presidente do Conselho e moderador da primeira Sessão de cada reunião.
Encontro dos Primazes – Os Primazes, ou cabeças episcopais de cada igreja membro da Comunhão Anglicana, reúnem-se regularmente. Os Primazes assessoram no desenvolvimento das agendas para os encontros do Conselho Consultivo Anglicano e para as Conferências de Lambeth, e planejam a implementação de suas recomendações.
Redes Inter-Anglicanas – Compostas de especialistas provinciais em numerosos campos, essas redes têm sido patrocinada e apoiada (não financiada) pelo Conselho Consultivo Anglicano. Elas incluem grupos de trabalho sobre juventude, família, relações ecumênicas, liturgia, justiça e paz, o Consórcio de Editores Anglicanos e a Comissão de Missão (Missio).
- Líder Espiritual da Comunhão Anglicana:
Sua Graça Rowan Douglas Williams
Lambeth Palace
London SE1 7JU, England
Reino Unido (UK)
- Secretário Executivo do Conselho Consultivo Anglicano:
Rev. Con. Chris Smith
Partenoship House
157 Waterloo Road
London SE1 8UT
A Comunhão Anglicana, com aproximadamente 80 milhões de membros batizados, e com Paróquias ou Missões em 165 países, é composto das seguintes Províncias Eclesiásticas:
1. Igreja da Inglaterra
a) Província de Cantuária
b) Província de York
2. Igreja de Gales
3. Igreja Episcopal da Escócia
4. Igreja da Irlanda (República da Irlanda e Irlanda do Norte)
5. Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América (EUA, Colômbia, Equador, República Dominicana, Haiti, Honduras, Taiwan e Ilhas Virgens)
6. Igreja Anglicana do Canadá
7. Igreja Anglicana da Austrália
8. Igreja Anglicana de Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia (Aotearoa, Nova Zelandia, Fiji, Tonga e Samoa)
9. Igreja da Província do Sul da África (África do Sul, Lesotho, Swazilândia, Angola, Moçambique, Namíbia, Santa Hele e Ascensão)
10. Igreja Episcopal do Sudão
11. Igreja da Província de Uganda
12. Igreja da Nigéria (Comunhão Anglicana)
13. Igreja da Província da África Ocidental (Camarão, Gana, Guiné, Libéria, Serra Leoa e Gâmbia)
14. Igreja Anglicana da Tanzânia
15. Igreja Anglicana do Congo
16. Igreja Anglicana do Quênia
17. Igreja da Província de Burundi
18. Igreja da Província da África Central (Botiwana, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe)
19. Igreja Episcopal de Ruanda
20. Província Eclesiástica do Oceano Índico (Madagascar, Mauricius e Seichelles)
21. Igreja da Província de Myanmar (ex-Birmânia)
22. Igreja da Província de Hong Kong (Hong Kong e Macau)
23. Igreja Anglicana da Coréia
24. Igreja Anglicana do Japão
25. Igreja do Sudeste da Ásia (Brunei, Cambodja, Laos, Vietnã, Malásia, Singapura, Indonésia e Tailândia)
26. Igreja de Sri Lanka
27. Igreja do Sul da Índia
28. Igreja do Norte da Índia
29. Igreja de Bangladesh
30. Igreja do Paquistão
31. Igreja da Província de Jerusalém e Oriente Médio (Chipre, o Golfo, Egito, Irã e Palestina /Israel)
32. Igreja Anglicana de Papua Nova Guiné
33. Igreja da Província da Melanésia (Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Vamuatu)
34. Igreja da Província das Índias Ocidentais (Antigua, Aruba, Bahamas, Belize, Guyana, Jamaica, Trinidad-Tobago, Windword Islands)
35. Igreja Anglicana no México
36. Igreja Anglicana da Região Central da América (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá)
37. Igreja Anglicana do Cone Sul da América (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai)
38. Igreja Episcopal nas Filipinas
39. Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
- Alguns países são considerados extra-provinciais, por não fazerem parte de uma Província (Bermudas, Cuba, Porto Rico, Venezuela, Malvinas, Portugal, Espanha).
- As Paróquias no Continente da Europa que se ligam à Igreja da Inglaterra estão subordinadas ao Bispo de Gibraltar e os que se ligam à Igreja dos EUA estão subordinadas ao Bispo em Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário