terça-feira, 1 de março de 2011

Conheça os Episcopais Anglicanos

É comum entre os anglicanos, ou episcopais, dizer-se que o anglicanismo transcende às igrejas que o compõem, pois suas influências religiosas, litúrgicas e espirituais ultrapassam em muito os limites (e as limitações) das igrejas – oficialmente – alinhadas com a sede de Cantuária e com seu reverendíssimo arcebispo.

Uma das características mais marcantes do anglicanismo é a sua COMPREENSIVIDADE, ou INCLUSIVIDADE. Isso envolve a capacidade de manter reunidas sob um mesmo teto eclesial pessoas que têm posições aparentemente ou realmente opostas, pois a inclusividade chama os anglicanos, a uma postura de compreensão mútua e não de uniformidade doutrinária, teológica ou institucional.
Os presbiterianos são calvinistas, os católicos romanos são tomistas, (Tomás de Aquino) os metodistas são arminianistas, e assim por diante. Os anglicanos, ou episcopais, não são nem uma coisa nem outra, mas abrigam todas essas – e outras – tendências teológicas e doutrinárias dentro de suas fileiras, aproveitando o que há de melhor em cada uma delas. É por isso que se diz, por exemplo, que uma igreja anglicana, é ao mesmo tempo protestante e católica. "Como pode ser isto?", A percepção plena desta verdade só é adquirida na caminhada engajada em uma comunidade Anglicana. O Prefácio do primeiro Livro de Oração Comum (LOC) de 1930, afirmava magistralmente que esta igreja é "católica para toda a verdade de Deus e protestante contra todos os erros dos homens".

A Fé dos Episcopais Anglicanos
O anglicanismo devota sua fidelidade à Bíblia Sagrada, a qual é a nossa única regra de fé e prática, cujo conteúdo define tudo o que é necessário para a nossa salvação eterna. Além disso, tem como símbolos de sua fé os credos Apostólico e Niceno; administra legitimamente os dois sacramentos instituídos por Cristo, o Batismo e a Eucaristia (Ceia do Senhor), e preserva o episcopado histórico em sucessão apostólica válida como forma de governo necessária para a unidade da igreja. A fé dos anglicanos, ou episcopais, além disso, está consubstanciada nos Trinta e Nove Artigos de Religião.
Outro aspecto marcante do anglicanismo é a sua liturgia, extraída principalmente do Livro de Oração Comum (LOC). O nome parece referir-se a um livro único, usado em toda parte, mas não é bem assim. O LOC surgiu em 1549, compilado pelo primeiro arcebispo protestante de Cantuária, Thomas Cranmer. À medida que o anglicanismo foi se espalhando pelo mundo, o LOC foi sendo traduzido, revisado e adaptado às diferentes expressões culturais de cada povo.
Em linhas gerais esta é a Igreja Anglicana ou Episcopal. Se esse texto lhe despertou a curiosidade, você pode visitar uma Igreja Anglicana aqui em Belo Horizonte.



Comunidade Anglicana Betesda
Rua João Batista Vieira, 125 – Bairro Camargos
Celebrações: Domingos 9:30hs. (Escola Dominical) – 10:10hs. Eucaristia (Ceia do Senhor)
Terças-feiras 19:30hs. Estudo Bíblico e Oração pelos enfermos
Contato: Rev. Haroldo Mendes+ (8542-7360)

Nenhum comentário:

Postar um comentário