terça-feira, 27 de novembro de 2018

ADVENTO É TEMPO DE REFLEXÃO E ESPERA


A partir do próximo domingo dia 02 de dezembro de 2018 a igreja inicia um novo ciclo litúrgico. O Ciclo do Natal, que em sua dinâmica celebra o Advento e a Festa da Natividade de Nosso Senhor (NATAL). Aliás, de acordo com o Lecionário Anglicano, iniciamos também um novo ano eclesiástico. O Ano C.
O Advento na tradição cristã é os quatro domingos que antecedem o Natal. E como não poderia deixar de ser esse evento é de suma importância para a Igreja do Senhor.
Advento é uma palavra latina que significa literalmente “chegada”, “aparecimento”. É a espera da chegada do Menino-Deus que vem ao mundo para salvar todos os pecadores. O Advento, portanto é um tempo de muita reflexão e espiritualidade, coisas que em nossos dias estão fazendo muita falta.
A maioria dos anglicanos, luteranos, católicos romanos e algumas igrejas protestantes históricas, costuma fazer nesse tempo a “Coroa do Advento” e colocá-la em um lugar de destaque no templo ou capela da comunidade.
A Coroa do Advento teve sua origem entre os luteranos. O seu uso começou em 1839, por iniciativa de um pastor chamado Johann Wichern. Ele cuidava de uma casa de auxílio social a crianças pobres. Quando se aproximava o Natal, as crianças, ansiosas, sempre perguntavam quando era a festividade. Então, para marcar a sua chegada, ele fez uma roda com uma vela para cada dia do Advento, de forma que havia velas pequenas para os dias da semana e quatro maiores para simbolizar o domingo. Vários pastores luteranos começaram a fazer o mesmo em suas comunidades, simplificando o enfeite para quatro velas.
Para nós anglicanos da Igreja Betesda o mais importante é a espiritualidade do Advento. É a expectativa da chegada simbólica de Jesus a esse mundo para redimir todas as criaturas. É a comemoração do Emanuel, Deus conosco!
Nosso desejo é que cada irmão e cada irmã da Igreja Betesda possa celebrar com muita alegria e fé esse ciclo do Natal e que esse novo ano litúrgico possa nos trazer ricas bênçãos de Deus em todos os sentidos.
Como diz o nosso Livro de Oração Comum: “Cristo nossa Páscoa foi imolado por nós, portanto, celebremos a festa”!
Convidamos a todos para participar conosco desses momentos de fé e espiritualidade. Todos os domingos às 9:30hs. Com celebração da Santa Eucaristia
Local: Capela Anglicana Betesda
Rua Orvalino Peixoto, 411 – Conj. Teixeira Dias )Barreiro)
Um feliz Advento a todos!
Rev. Haroldo Mendes+

Nenhum comentário:

Postar um comentário