quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CRESCE NOVA PROVÍNCIA ANGLICANA DA AMÉRICA DO NORTE


Desde a sua fundação, em Bedford, Texas, em junho passado, a nova Província Anglicana ortodoxa, reunindo 700 Paróquias e 100.000 membros, denominada de Igreja Anglicana na América do Norte (ACNA), vem se expandindo pela abertura de novas frentes missionárias e pela adesão de comunidades oriundas da liberal Igreja Episcopal (TEC) ou de jurisdições ditas Continuantes.
 A ACNA tem como Primaz o Arcebispo Robert Duncan, da Diocese de Pittsburgh.
Continua a funcionar o Conselho Anglicano Americano (AAC) como espaço de encontro dos conservadores da ACNA e ainda na TEC. Foi criado o capítulo norte-americano da Fraternidade dos Anglicanos Confessantes (FCA), para que aquelas pessoas isoladas em localidades onde não há comunidades da ACNA possam se vincular a um organismo aglutinador.
Enquanto isso, na contramão do anglicanismo histórico o Bispo de Miami (da liberal Igreja Episcopal dos Estados Unidos) Leo Frade, autorizou a sua comissão de liturgia a redigir um esboço do rito para a bênção de união entre pessoas do mesmo sexo.
A ACNA mantém estreito relacionamento com a Diocese do Recife – Comunhão Anglicana, tendo o Bispo Robinson Cavalcanti falado à Convenção inaugural e participado da liturgia de instalação do novo Primaz.
Secretaria Diocesana Anglicana de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário